O brincar na educação da criança

Você sabia que são muitos os elementos que podem ser considerados quando falamos sobre o desenvolvimento na educação infantil? É na infância que a criança inicia o desenvolvimento dos aspectos relacionados ao intelecto, passa a compreender o que é coordenação motora, a conhecer o corpo, entra em contato com as emoções, se relaciona com outras pessoas e passa a compreender o que é viver em sociedade.

Por isso, boas práticas na educação infantil, devem considerar cada um desses aspectos, e ponderar sobre o fato de que, toda atividade proposta em sala de aula, irá trabalhar com um desses elementos. Com isso é importante refletir com cautela, sobre cada uma das atividades a serem propostas.  

Importância do brincar:

As brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento das atividades, sendo também ferramentas importantes para ampliação das percepções sociais das crianças, assim como a integração dos pequenos. Pela facilidade de aplicação, o brincar pode ser utilizado para facilitar a aprendizagem de temas específicos e auxiliar no desenvolvimento linguístico e cognitivo. 

O brincar ganha relevância no desenvolvimento social da criança já que é por meio das brincadeiras que a criança tem contato com o universo e passa a desenvolver habilidades psicossociais, usando da sua imaginação, da criatividade e representando papéis sociais diversos. 

Tipos de brincadeiras:

São muitas as brincadeiras que podem ser exploradas pelo professor em suas aulas, cada uma delas deve considerar objetivos a serem atingidos.

O uso de “caixa surpresa” estimula a imaginação. Nessa atividade, o professor esconde um objeto em uma caixa e o descreve à criança a fim de que ela descubra o que pode ser.

As “massinhas de modelar” auxiliam no uso da imaginação e a da concentração da criança, sendo também bem relaxante aos pequenos.

Os exercícios de “alongamento”, que podem ser utilizados com objetivo de relaxamento dos pequenos, após as atividades recreativas, ampliam também a flexibilidade e auxiliam no desenvolvimento da sua coordenação motora. 


Conclusão:

Você deve ter notado que, é na educação infantil, que as crianças passam por uma etapa importante de seu desenvolvimento como seres humanos. Nessa fase, tudo é novidade para os pequenos, sendo difícil conseguir que eles se concentrem, em uma mesma atividade, por um tempo prolongado. Daí a importância de que os professores, façam uso de estratégias criativas, considerando todos os meios ao seu dispor, com o objetivo de criar brincadeiras atrativas e que despertem o interesse dos pequenos, facilitando assim, suas aprendizagens.

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Ana Maria Barbosa: pedagoga e psicopedagoga

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