Sussurrofone

Você já deve ter ouvido falar do Sussurrofone, não é mesmo? Se já ouviu sabe tratar-se de um telefone de brinquedo, feito com canos de PVC, que cada vez mais vem sendo utilizado nas escolas para a educação das crianças.


A idéia surgiu inicialmente em escolas norte-americanas onde o aparelho recebeu o nome de whisper phone ou telefone de sussurro. No Brasil esse aparelho já foi implementado em escolas do sul do país, como Curitiba e Navegantes, e também em Barretos, no interior de São Paulo.


A aplicação na educação das crianças:

O sussurrofone é um brinquedo com finalidade educativa no qual a criança fala e ouve a própria voz amplificada, brinca com os sons, tem melhora significativa na capacidade de ler e escrever, melhora sua concentração e auxilia a lidar com a timidez. É também um grande aliado do professor no tratamento da dislexia.

O uso na educação infantil é muito fácil. Os educadores podem utilizar em exercícios de repetição e em brincadeiras, contribuindo no aprendizado da pronúncia das palavras. Com a voz amplificada a criança tem mais facilidade para perceber erros que comete por não ouvir adequadamente. 

Se preciso o professor pode intervir falando em uma das extremidades do aparelho e a criança ouvirá na outra extremidade.

Outra aplicação do sussurrofone é para ajudar pessoas adultas que tiveram sua audição, ou sua fala comprometidas, e que estejam passando por readaptação. O aparelho possibilitará ouvir com clareza o que se está falando e irá auxiliar a pessoa a corrigir.


Como fazer o Sussurrofone:

Fazer o sussurrofone é fácil, rápido e muito barato. Basta um pequeno pedaço de cano de pvc cortado com seis centímetros de comprimento e dois cotovelos. Encaixe as peças, decore como quiser e pronto! Agora é só usar.


Você percebe a importância em incentivar a implementação de iniciativas desse tipo nas escolas? É fácil, custa pouco e os resultados aparecem rápido. Agora é com você. Participe!


Se você gostou da matéria e quer saber mais sobre esse ou outros temas relacionados, é só me seguir pelo Blog!



Ana Maria Barbosa: pedagoga e psicopedagoga

Comentários

  1. Muito interessante esse tema. Temos que participar e divulgar muito. Parabéns!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por opinar e participar deste blog.