A música na educação das crianças

Música:

Hoje eu quero falar a você sobre a música que, numa definição bastante simples, pode ser entendida como a arte de combinar sons e ritmos de forma harmoniosa, tendo como resultado uma melodia.

A música deixa o ambiente mais alegre, traz conforto, relaxamento, bem estar e auxilia no desenvolvimento da sensibilidade, no prazer de ouvir, na atenção e na criatividade, na imaginação, no senso rítmico e na iniciativa. Contribui ainda na sensibilização pelo respeito ao próximo, na socialização e na consciência corporal e dos movimentos.

O papel da música na educação das crianças:

A música possui um papel extremamente importante na educação das crianças já que, ao proporcionar uma sensação agradável em sala de aula, cria condições favoráveis para que o professor possa mediar no processo de aprendizagem das crianças.

Sempre que possível o professor deve colocar a criança em contato com os instrumentos musicais já que esse contato desperta na criança o interesse pela música e auxilia em seu desenvolvimento.

A atividade musical colabora na organização do pensamento e favorece na cooperação e na comunicação das atividades realizadas em grupo. É importante também que o professor desenvolva atividades paralelas, onde trabalhe no dia a dia, conteúdos relacionados com as atividades musicais desenvolvidas.

Ganhos na aprendizagem:


Com essa prática teremos avanços nas áreas da percepção, da memória e do raciocínio (desenvolvimento cognitivo), na linguística, nas relações sócio-afetivas e também nas atividades psicomotoras.

A escola que propicia ao aluno da educação infantil ter contato com a música tem uma motivação que vai além da simples prática de ensinar. Ela entende ser possível desenvolver percepções e sentimentos de autoestima, de socialização, de desenvolvimento saudável, de apreço pela cultura e pela arte de cantar e dançar.

Parque Sonoro:


O Parque Sonoro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, em parceria com Centros Educacionais, cujo objetivo é estimular a aprendizagem  das crianças, de até seis anos de idade, por meio da utilização de instrumentos musicais construídos com materiais recicláveis.

Existem inúmeros projetos dessa natureza em operação nas escolas da rede municipal de São Paulo. Esses projetos contam com instrumentos, que produzem sons variados e ficam à disposição das crianças em pátios ou outros espaços disponibilizados pela escola. Nessa interação as crianças brincam, exploram sons variados e liberam energias.

Um desses projetos é o CEI (Centro de Convivência Itatinga), do qual faço parte, e que está localizado no bairro de Santa Terezinha, onde buscamos por meio dos professores estimular o desenvolvimento das crianças através do contato com a música.

Que tal ver isso em prática:

Se você gostou dessa matéria e quer saber mais sobre esse ou outros temas relacionados, é só me seguir pelo Blog!


Ana Maria Barbosa: pedagoga e psicopedagoga

Comentários

  1. Muito bom fazer parte deste projeto juntamente com você! Nós professoras, sabemos o quanto é de suma importância a musicalização na Educação Infantil. Contribuindo assim, para um bom desenvolvimento de raciocínio e concentração.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom...desenvolve a capacidade da criança. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por opinar e participar deste blog.